Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

27 dezembro 2010

Epístola 78 Natal

Porto Alegre, Natal de 2010.
Epístola 78 (LXXVIII) Aos Geeanos, Pirellianos e outros Amigos

“Eu sou a luz do mundo (Jo 8,5)(...)
Eu sou o caminho a verdade e a vida (Jo 14,6)”

Um filósofo escreveu que o“o homem caminha instintivamente para a luz”. Logo, o homem caminha para Cristo, pois Ele é o caminho e a luz. E o Natal – que é luz - é o convite renovado para seguir o caminho. Há toda uma simbologia nestas duas palavras. Quando se nasce, diz-se: veio à luz; e todos desejam: que ele siga um bom caminho.  
O rabino Mendel ao fazer uso da palavra na cerimônia do Chanucá (a festa das luzes), cerimônia essa que tem mais de dois mil anos, relembrando um milagre acontecido na guerra dos Macabeus (I e II Mac) contra os romanos, disse: “Quando se dá alguma coisa material a alguém, ficamos sem essa coisa; quando, com a luz da nossa vela, acendemos outras velas, não ficamos sem a nossa luz, pelo contrário aumentamos a luminosidade.”
 Envolvidos pelos problemas do dia-a-dia não nos damos conta de que o Natal é uma lembrança da Luz, a Luz que veio para iluminar nosso caminho, e que ele é todos os dias.
 Por que Deus veio até nós na forma de uma criança? Porque a criança é a forma pura da luz. E que se nos comportarmos como crianças, ou seja, puros, encontraremos o Caminho: “ (...) todo aquele que não receber o reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará.” (Mar 10, 15). Lembremo-nos disso, meus caros Amigos, mesmo que não sejamos muito crentes, porque essa mensagem – com mais de dois mil anos - é válida, principalmente, nos dias de hoje em que tanto se busca a Paz.
Sínodo é uma palavra grega que - embora usada para designar assembléia de bispos - quer dizer caminhar juntos. E este é o meu desejo: continuemos a caminhar juntos, como até agora, e com a luz de nosso coração iluminemos, não só o nosso caminho como, também, o de todos que nos rodeiam.
Feliz Natal e Shaná tová U-Metucá*

Baldi e turminha aqui de casa.
Até de repente


NOTÍCIAS DA QUERÊNCIA.
* Um ano bom e doce, como dizem meus amigos judeus.

• De todos os atributos positivos, a que meus caros Amigos me atribuem um escapou-lhes: o de Profeta. Profetizei, na Epi XLIII (43) de 0utubro de 1999 que a irrequieta Maria Tereza iria morar em Canela. Breve dou o endereço. Enjoou de morar na Lagoa da Conceição. Diz que é para ficar mais perto dos Amigos. Bem-vinda Tere!
• Amigos, não vi o ano passar. Assim não dá; vou acabar ficando velho muito ligeiro. Para o próximo, cuidarei de coisas mais importantes: olhar as borboletas, prestar atenção ao canto dos pássaros, e, principalmente escrever mais aos meus amigos, embora eles pouco escrevam.
• Mana Marília, arrasaste com teu convite (pena não ter dado na PUC) para o teu 7.0. Se com 3.0 eras um Opala de Luxo, agora serás um Camaro definido como Sonho e Realidade. Só não definiste o traje se é Smoking ou meio Smoking.
• Caro Rômulo, estás na muda de novo?
• Somente a Lira e o Ademir abriram meu Blog:www.magrodaclio.blogspot.com. E o resto? Que não escrevam tudo bem, mas não apertar um botão é muita baianisse.
Meu caro Cardinal o teu telefone não mais existe e não consigo descobri o novo, por isso não telefono no teu aniversário.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário