Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

12 agosto 2010

Epistola 77 LXXVII

Porto Alegre, agosto de 2010

Epistola 77 (LXXVII) Aos Geeanos, Pirellianos e outros Amigos
(www.magrodaclio.blogspot.com) Meu endereço virtual no século XXI

    Na década de 40, do século XX, por causa da guerra, o papel era escasso. Então para rascunho e anotações, no colégio usávamos uma lousa, onde escrevíamos com um lápis de pedra. Após correções, passávamos para os cadernos de cada matéria. Lembro isso aos caros amigos, porque são todos muito novos e não viveram esses tempos difíceis. Nessa mesma época, 1945, quando estudava geografia (eu era bom nessa matéria) imaginava se um dia o homem conseguiria chegar a algum lugar no espaço, e para mim mesmo: pena que esse feito deve ocorrer no ano dois mil e não poderei ver. Pensava assim porque o ano dois mil, século XXI estava tão distante! Pois não é que não só vi e vejo o homem começar a conquistar o espaço, como estou no XXI, escrevo em computador em vez de lousa e - pasmem!-, virei blogueiro.
   Agora, meus amigos, mesmo os que não têm computador em casa, e que sabem mexer um pouco na maquininha, podem ir a um Cyber Café, ou a uma Lan House para ver o magro aqui com suas samambaias, suas mudas de pinheiros (planto de 10 a 20 por ano), ou ver-me meditando embaixo da parreira. As fotos dos amigos e outras notícias. E, também, podem escrever suas mensagens, tudo pelo preço de uma cerveja, ou até menos.
  Vocês se devem perguntar: por que magro da clio? Pois é, eu explico. Todos os homens têm seu lado feminino, e eu, não podia ser diferente. Como sempre gostei de história e geografia, escolhi uma musa na mitologia grega: Clio, uma das 9 musas, a musa da sabedoria histórica, também inspiradora da criatividade, que conclama a pensar, a refletir, a lembrar. Ela é uma das filhas do garanhão chamado Zeus – o deus dos deuses – e da deusa Mnemosine – a deusa da memória. Outro dia eu conto sobre a filharada do deusão.  
   Também ele nada fazia além de comer ambrosia tomar vinho e correr atrás de mulher, fossem elas deusas ou simples mortais. Zeus, por sinal lembra-me um amigo nosso que já partiu antes do tempo. (Ganha um doce quem não adivinhar). Dos geeanos, bem entendido, porque dos pirellianos não houve, nem há algum femeeiro, ou para ser erudito, filógino compulsivo. Todos santos.
É isso, meus Amigos. Quem diria que do lápis de pedra, do sinal de fumaça, do western, da pena 12, da máquina de datilografia com papel carbono, do mimiógrafo eu viraria blogueiro. Ah! ainda faltam o facebook, o twitter.

Um abraço, até daqui a pouco, baldi


NOTÍCIAS DA QUERÈNCIA
As Epis continuarão a sair normalmente.

Pois o vivente do Faxinal deu sinal de vida, após longo silêncio. O negócio dele é falar, escrever, não. Ficou 45 minutos no telefone no dia dos pais. Garantiu que quando vier para o portinho, vamos tomar algumas. Sabem os amigos há quanto tempo ouço essa cantilena? já passou dos 20 anos. Mas os teatinos são assim mesmo: sempre andando. Como disse o pajador: “Patrícios, são os teatinos, os que são donos de si/ Fazem pátria por aí, traçando o próprio destino...” O email dele: rcostabeber@hotmail.com; da patroa: brasília.47@hotmail.com; é melhor mandar para o dela, porque o índio é meio grosso e não se dá muito bem, ainda, com a maquininha. Um pataço índio velho!

Como é, Tere: conto ou não conto a novidade?Tu andas meio silenciosa, parece pássaro na muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário